DIRETORIA
Gerd Sparovek
Diretor Presidente
Professor e pesquisador aposentado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o GeoLab, laboratório de geoprocessamento que desenvolve inteligência estratégica e espacial na interface desenvolvimento rural e meio ambiente. Foi fundador e coordenador do Grupo de Políticas Públicas (GPP-USP), onde atualmente contribui como pesquisador. Foi presidente da Fundação Florestal do Estado de São Paulo entre 2017 e 2022. Faz parte do Comitê Científico do MapBiomas e do Comitê Técnico do Censo Agropecuário 2026 do IBGE. Integra, desde maio de 2022, a Coordenação do Programa de Políticas Públicas da Fapesp. Atua em estudos voltados para suporte à tomada de decisão e governança do território, utilizando abordagens multidisciplinares em ambiente de coprodução que envolve a integração de ferramentas como métodos quantitativos e qualitativos de análise do meio rural e modelagem espacial. É autor de diversos artigos científicos e publicações técnicas nestas temáticas.
Marcela Almeida de Araujo
Diretora Executiva
Economista, mestre em Agronomia e doutora em Economia Aplicada (ESALQ/USP). Possui vivência como pesquisadora visitante no “Dipartimento di Scienze e Tecnologie Agro-Alimentari - DISTAL | Università di Bologna, Itália. Atua na coordenação de projetos e promoção de parcerias nacionais e internacionais para análise e proposição de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. Tem experiência com pesquisas e análises econômicas e ambientais, por meio de métodos qualitativos e quantitativos, nas temáticas agricultura de baixo carbono, mudança de uso da terra e do clima, assistência técnica e extensão rural, segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar.
Alberto Giaroli de Oliveira Pereira Barretto
Associado
Engenheiro Agrônomo, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e doutor em Ciências (ESALQ/USP), Pós-doutor (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais/CNPEM). Atua nas áreas de planejamento do uso da terra e modelagem espacial com ênfase em produção agropecuária sustentável, desenvolvimento rural e meio ambiente.
Laura Barcellos Antoniazzi
Associada
Engenheira agrônoma e mestre em Economia Aplicada (ESALQ/USP), possui especialização em Gestão para Desenvolvimento Sustentável pela organização FormAmbiente de Nápoles. Fundadora, sócia e pesquisadora sênior da Agroicone. Atua com políticas públicas de sustentabilidade da produção agropecuária, restauração florestal, adequação do Código Florestal, impactos econômicos e ambientais na agricultura, tecnologias, intensificação sustentável, mudanças no uso da terra, e mudança do clima.
Marcelo Melo Ramalho Moreira
Associado
Economista pela PUC-RJ, mestre em Economia pela FEA/USP e doutor em Planejamento Energético pela FEM/UNICAMP. Fundador, sócio e pesquisador sênior da Agroicone. Experiência com pesquisas e análises econômicas no setor agro, mudanças do clima, setor sucroenergético, agricultura sustentável, biocombustíveis, uso da terra, emissões de Gases de Efeito Estufa e Inventários Nacionais. Elaborou documentos técnicos e científicos utilizados em diferentes políticas públicas, incluindo a formulação da iNDC brasileira.
Simone Beatriz Lima Ranieri
Associada
Engenheira Agrônoma (ESALQ/USP). Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental, Doutora e Pós-Doutora em Agronomia (USP). Possui vivência como pesquisadora visitante no National Soil Erosion Research Laboratory (NSERL/USDA) e no International Forestry Research and World Agroforestry (CIFOR-ICRAF) South Asia. Atua na análise de planos, políticas e programas voltados a temas ligados à sustentabilidade no meio rural, agricultura de baixo carbono e Segurança Alimentar e Nutricional, com foco na Agricultura Familiar. Acumula experiência nas áreas de planejamento do uso da terra, levantamento e mapeamento do meio físico, prospecção de áreas para expansão agrícola e florestal e avaliação de impactos ambientais de empreendimentos.